A adequação da fonte de luz à aplicação pretendida (iluminação, sector agroalimentar, saúde, etc) traduz-se em maior eficiência energética, maior durabilidade e menores custos associados à manutenção.
As fontes de luz mais utilizadas incluem os LEDs, lâmpadas, lasers, OLEDs e materiais eletroluminescentes. No desenvolvimento de cada projeto, todas as opções devem ser devidamente avaliadas e consideradas.
No entanto, os LEDs destacam-se como uma fonte de iluminação energeticamente eficiente, com longa vida útil, sustentáveis e seguros.

Por conseguinte, os LEDs são a fonte de luz preferencial, embora não seja descartada a utilização de outras fontes quando necessário.
A ótica e a espectroscopia desempenham um papel fundamental na inovação da Matglow. Ambas as disciplinas estão profundamente ligadas à ciência dos materiais, à caraterização, análise e manipulação da luz, tendo um impacto significativo em setores como iluminação, agroalimentar, cidades inteligentes, saúde, entre outras.
Estas competências-chave permitem a criação de soluções mais eficientes, precisas e sustentáveis, com impacto profundo e soluções escaláveis, alinhadas com o compromisso da Matglow.
Para a criação destas soluções a Matglow tem à sua disposição equipamentos que permitem caraterizações, analise e simulações, tais como: espectrómetros, radiómetros, luxímetros, caixa de luz, microscópio ótico e software de simulação ótica, entre outros equipamentos.